top of page

 Mesas Temáticas

24 de outubro

14h-15h40

 

 

Mesa1

HISTORIOGRAFIA DA LINGUÍSTICA E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES HISTÓRICOS SOBRE A LINGUAGEM

Coordenação: Neusa Barbosa Bastos (UPM/PUC-SP)

Participantes: Marli Quadros Leite (USP); Ricardo Cavaliere (UFF); Neusa Barbosa Bastos (UPM/PUC-SP)

 

Refletindo o interesse crescente sobre os estudos históricos a respeito da constituição, difusão e recepção do conhecimento sobre a linguagem, a mesa temática propõe discussões a respeito dos alcances do campo historiográfico na ciência da linguagem, permeadas por estudos de caso.

Mesa 2

COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS À LUZ DE FUNDAMENTOS DA ENUNCIAÇÃO

Coordenação: José Gaston Hilgert (UPM)

Participantes: José Luiz Fiorin (USP); Valdir do Nascimento Flores (UFRGS); José Gaston Hilgert (UPM)

 

No processo da enunciação, o enunciador-destinador instala no enunciado/texto escolhas de diferentes ordens, que vão constituir as estratégias de persuasão do enunciatário-destinatário. Partindo desse princípio, a compreensão e a interpretação do texto dependem diretamente da competência do leitor em identificar essas estratégias e suas funções. Abordando a Enunciação sob diferentes enfoques, a mesa pretende discutir algumas das estratégias mais relevantes e recorrentes na configuração persuasiva do texto e, ao mesmo tempo, destacar a importância de seu estudo no processo de qualificação de leitores.

Mesa 3

ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS E SUAS MÁQUINAS ESCRITORAS

Coordenação: Marlise Vaz Bridi (UPM)

Participantes: Cleide Rapucci (UNESP de Assis); Nicia Petreceli Zucolo (UFAM); Marlise Vaz Bridi (UPM)

 

Mediante uma primeira paródica referência ao poder masculino, esta mesa pretende refletir acerca do papel exercido pela atividade de escrever como recurso a que as mulheres têm recorrido como conhecimento de si e de sua condição. A literatura de autoria feminina, consistentemente crescente ao longo do século XX e nesse início do XXI, pode propiciar aos pesquisadores que se dedicam à área elementos de compreensão desse processo de transformação, não apenas do modo como as mulheres vêm se apropriando da escrita, mas qual papel tal atividade exerce em suas vidas e na vida de seus leitores, bem como na própria literatura como um todo.

 

Mesa 4

INTERMIDIALIDADE: AS RELAÇÕES INTERMÍDIAS

Coordenação: Aurora Gedra Ruiz Alvarez (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Participantes: Thaïs Flores Nogueira Diniz (UFMG); Paulo Ramos (UNIFESP); Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM)

 

Esta mesa temática pretende discutir fundamentos teóricos da Intermidialidade e analisar alguns casos de transposições intersemióticas, fenômeno compreendido segundo o entendimento de Claus Clüver em “Inter textos / inter artes / inter media”. Para tanto serão examinadas as adaptações de textos literários para as histórias em quadrinhos, do teatro shakespeariano para filmes, instalações, composições musicais e da pintura para o balé e a publicidade.

 

25 de outubro

14h-15h40

Mesa 5

DIFUSÃO E PROMOÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: POLÍTICAS E AÇÕES

Coordenação: Regina Pires de Brito (UPM)

Participantes: Edleise Mendes (UFBA); Gilvan Müller de Oliveira (UFSC); Regina Pires de Brito (UPM)

 

Esta mesa traz para debate aspectos do papel da língua portuguesa como instrumento construtor da identidade cultural e social do sujeito em países lusófonos (e demais espaços da diáspora), traçando um painel de diferentes normas do português, refletindo acerca das políticas linguísticas que focalizam a difusão da língua portuguesa em contextos multilíngues e debatendo sobre as condições de internacionalização do português no século XXI.

 

 

Mesa 6

AS HUMANIDADES IMPORTAM: LÍNGUA-CULTURA, INTERCULTURALIDADE, INTERNACIONALIZAÇÃO

Coordenação: Vera L. Harabagi Hanna (UPM)

Participantes: José Garcez Ghirardi (FGV); José Marcelo de Freitas Luna (UNIVALI); Vera L. Harabagi Hanna (UPM)

 

A mesa pretende colocar em discussão o espaço das humanidades no processo de ensino-aprendizagem. As humanidades importam hoje como sempre importaram, uma educação pluralística, autoconduzida, que cruze as fronteiras disciplinares dos currículos universitários, continua tão premente quanto no passado. É imperativo que pensemos nos alunos de hoje como cidadãos do mundo viventes em ambientes transnacionalizados, de interdependência mundial, que exigem comportamento prático, filosófico, reflexivo, analítico e objetivo, de respeito pela diversidade e de interação com os outros.

Mesa 7

 

O TEXTO E SUA HISTÓRIA

Coordenação: Ronaldo de Oliveira Batista (UPM)

Participantes: Beth Brait (PUC-SP); Fernanda Mussalim (UFU); Vanda Elias (UNIFESP)

A mesa coloca em discussão o conceito de texto e o modo como essa categoria linguística foi se constituindo ao longo da história como legítimo objeto de descrições e análises linguísticas. As perspectivas de Bakhtin, da Análise do Discurso e da Linguística Textual serão privilegiadas na mesa.

Mesa 8

LITERATURA CONTEMPORÂNEA: IMPASSES, VERTENTES E OLHARES

Coordenação: Cristhiano Aguiar (UPM)

Participantes: Paula Fábrio (escritora/doutoranda USP); Fábio Cavalcante Andrade (UFPE); Cristhiano Aguiar (UPM)

Dar conta da pluralidade da produção contemporânea ficcional e poética brasileira e hispano-americana é um dos maiores desafios para o pesquisador da área da Letras. Propomos, a partir de três diferentes olhares, esboçar um panorama problematizador da produção contemporânea brasileira, tanto no âmbito da prosa de ficção, quanto no da poesia, sem perder de vista a articulação da literatura brasileira com o contexto hispano-americano.

 

Mesa 9

O DISCURSO NA INTERNET: BALANÇO DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS DOS ESTUDOS DO DISCURSO

Coordenação: Diana Luz Pessoa de Barros (UPM/USP)

Participantes: Sírio Possenti (UNICAMP); Lúcia Teixeira (UFF); Diana Luz Pessoa de Barros (UPM/USP).

Nesta mesa temática, serão examinados, a partir de estudos do discurso de diferentes perspectivas, os discursos na internet, com ênfase nas relações entre esses discursos e a política, a educação, a arte e a intolerância.

 

 

26 de outubro

14h-15h40

 

 

Mesa 10

O LUGAR GRAMATICAL DA SEMÂNTICA

Coordenação: Maria Helena de Moura Neves (UPM; Unesp-Araraquara)

Participantes: Rodolfo Ilari (Unicamp); Kanavillil Rajagopalan (Unicamp); Maria Helena de Moura Neves (UPM; Unesp-Araraquara)

 

Como um dos componentes que configuram funcionalmente a gramática das línguas naturais, a semântica pode e deve ser considerada segundo os diferentes lugares que as diferentes teorias linguísticas lhe reservam em seu arcabouço. Essa é a questão que a mesa temática aqui proposta se propõe discutir.

 

 

Mesa 11

EPOPEIA E ELEGIA: CONFLUÊNCIAS INTERGENÉRICAS

Coordenação: Elaine Prado dos Santos (UPM)

Participantes: João Batista Toledo Prado (Unesp-Araraquara); Márcio N. Thamos (Unesp-Araraquara); Brunno V. G. Vieira (Unesp-Araraquara)

 

A epopeia e a elegia romanas confinavam-se mutuamente, seja pelo acervo de imagens, tomadas em geral de matrizes épicas de períodos anteriores e às quais se dava o tratamento mais compatível a cada gênero, seja pelo emprego do metro, heroico na epopeia, e um dístico formado por um hexâmetro datílico e um catalético na elegia, o que conferia a necessária altivez à primeira e uma

cadência rítmica mais afeita à expressão dos sentimentos subjetivos à segunda, seja ainda pela evocação de fabulações míticas de extração erudita, refletindo a orientação e influência do alexandrinismo sobre elas, em variadas formas. A seção Epopeia e elegia: confluências intergenéricas será um espaço dedicado ao estudo de questões que compreendam ambos os gêneros, privilegiando momentos e passagens em que sejam contempladas mais nitidamente suas relações recíprocas.

 

Mesa 12

 

LITERATURA NA INTERNET: QUEM SÃO OS BOOKTUBERS?

Coordenação: Ana Lúcia Trevisan (UPM)

Participantes: Tatiana Feltrin (booktuber); Leon Idris Azevedo (booktuber); Ana Lúcia Trevisan (UPM)

 

Os booktubers são sujeitos que se apresentam como leitores ávidos e expressam suas opiniões sobre literatura em vídeos que circulam no Youtube e nas redes sociais. Nesta mesa se discute o conceito de literatura implícito na fala dos booktubers, bem como os sentidos da interatividade imanente a esta forma coletiva de leitura.

Mesa 13

AUTORES DO NOVO ROMANCE

Coordenação: Gloria Carneiro do Amaral (UPM)

Participantes: Sandra Nitrini (USP), Gloria Carneiro do Amaral (UPM), Mauricio Ayer (doutorado USP)

 

O objetivo da mesa-redonda é apresentar ao público brasileiro a estética do .Novo Romance francês (Nouveau Roman) que surgiu na França dos anos 60, seus questionamentos sobre a narrativa e suas categorias tradicionais, como, por exemplo, intriga e personagens, propondo novas formas de narrar, através da obra de escritores como Michel Butor e Claude Simon.

Mesa 14

BÍBLIA NA LITERATURA

Coordenação: João Leonel (UPM)

Participantes: Júlio Paulo Tavares Zabatiero (Fac. Teológica Sul-Americana); Cristhiano Aguiar (UPM), João Leonel (UPM)

 

Estudiosos da literatura, de forma geral, mantêm-se distantes da temática bíblica, seja por desconsiderar a Bíblia como parte do cânon literário, seja por entende-la vinculada apenas a questões religiosas. No entanto, é fato que a Bíblia e seus conteúdos, assim como a religião e suas manifestações, participam de forma relevante tanto da literatura mundial quanto da literatura de língua portuguesa. No universo da Literatura Brasileira, são exemplos escritores como padre Anchieta, padre Vieira, Machado de Assis, Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes, Jorge Amado, Adélia Prado, Moacyr Scliar, entre tantos outros. Por essa razão, esta mesa temática dará atenção à presença da Bíblia em obras literárias, seja na composição de enredos, na configuração de cenários, na constituição de personagens ou mesmo em outros aspectos constitutivos da obra literária

bottom of page